Regulamento OKBR - V1.0

Publicado em:
8/9/2020

1. Introdução 

1.1 Liga OKBR e-Sports 

1.1.1 Sobre: A OKBR foi fundada em 12 de Dezembro de 1998, por um grupo de amigos da escola que se reuniam para jogar Gran Turismo 1, GT Race, dentre outros. A liga entrou no mundo online por volta de 2002, com os jogos GT Race, GP F1, dentre outros, sendo assim, organizando corridas online para PC e consoles. 

1.1.2 Missão: Realizar eventos on-line de qualidade, em um ambiente de competitividade e respeito entre os pilotos visando maior divulgação do Automobilismo Virtual. 

1.2 Comunicação 

1.2.1 Site: A Liga OKBR está oficialmente no website www.ligaokbr.com.br 

1.2.2 Redes sociais: A Liga OKBR possui os seguintes canais: 

Facebook

Instagram

YouTube

Whatsapp

1.2.3 Canais oficiais de comunicação: 

• E-mail: okbresports@gmail.com 

Discord

Grupo no Facebook

Grupo no Whatsapp

2. Termos e Condições 

2.1 A inscrição no evento ou campeonato é pessoal e intransferível. 

2.2 O piloto deve manter seus dados atualizados com a liga, como: 

• E-mail; 

• Whatsapp; 

• Endereço físico (para envio de eventual premiação, se for o caso); 

• Identificação de plataforma (SteamID, PSNID, XboxLiveID)

2.3 O cancelamento da inscrição pode ser feito através do envio de e-mail para okbresports@gmail.com sendo passível de reembolso somente quando o cancelamento for solicitado 24 horas (corridas) antes do início do evento ou campeonato, ou quando o mesmo for cancelado por iniciativa da liga. 

2.4 A liga poderá cancelar um evento ou campeonato, a qualquer momento, caso haja número insuficiente de pilotos inscritos ou por outro motivo. A quantidade mínima de pilotos vai depender de cada campeonato, simulador, etc. 

2.5 A liga poderá organizar eventos não ligados à campeonatos. Estes eventos poderão ser pagos ou gratuitos. 

2.6 Premiações: para os campeonatos, haverá transmissões e premiações. O envio do prêmio (em caso de troféu ou medalha) será por conta da liga, via correios, categoria PAC, dentro do território nacional. 

2.7 Os pilotos serão removidos da corrida, pela direção da liga, caso seja verificado algum problema técnico (ping alto, carro sumindo e aparecendo na pista, etc.) ou se forem detectadas atitudes graves antidesportivas. Não cabe ao piloto recurso caso isso venha a ocorrer. 

2.8 Para os campeonatos e eventos a transmissão ao vivo será realizada no canal oficial do Narrador. O link de cada transmissão será divulgado antes de cada corrida. Os pilotos e equipes autorizam, de antemão, o uso de sua voz, imagem, nome, marcas, etc. durante a transmissão que será pública com a finalidade específica de uso à sua participação em competições no automobilismo virtual, sejam elas transmitidas via YouTube ou qualquer outro meio pela qual possam ser realizadas e, ainda, para produção de material de divulgação ou releases a ser enviados para empresas jornalísticas ou publicação no website da Liga OKBR, ou em seus perfis nas redes sociais. As transmissões serão feitas com narrador e, em alguns casos, poderão ter comentarista também. 

2.9 A cessão dos direitos de imagem (como citado no item acima) fica valendo durante e depois da corrida pois as transmissões serão mantidas por tempo indeterminado para o público. 

2.10 A LIGA OKBR possui direitos exclusivos e perpétuos sobre as imagens de seus eventos. É proibida a transmissão ou retransmissão destes conteúdos sem autorização prévia. 

2.11 É permitida a transmissão individual por pilotos durante a participação em um evento (câmera onboard), sendo este direito revogado por tempo indeterminado caso o piloto use sua transmissão para desrespeitar ou ofender a liga, ou os serviços prestados por ela. 

2.12 Ainda em relação a imagem, não serão permitidas divulgação de mensagens políticas, religiosas ou com termos ofensivos e de baixo calão, portanto as "skins" utilizadas não poderão conter tais mensagens. 

2.13 Divulgação de marcas específicas durante a transmissão deverão ser negociadas com a direção da liga com antecedência. 

3. Requisitos 

3.1 É responsabilidade de cada piloto a aquisição do simulador, pistas, mods, etc. que sejam necessários para a participação em eventos ou campeonatos. A participação do piloto nos eventos e campeonatos está condicionado ao limite de vagas. As vagas serão preenchidas em ordem do envio do comprovante de pagamento da inscrição. Em eventos gratuitos as vagas serão garantidas conforme ordem de inscrição ou a utilização do live-timing. 

3.2 O piloto se obriga a seguir tudo o que está disposto no REGULAMENTO DA LIGA OKBR e também do evento ou campeonato em questão. 

4. Premiação 

4.1 Premiações serão postadas em até 30 (trinta) dias úteis após o término da competição, através do serviço de encomendas dos Correios, com rastreamento da entrega, sendo o código enviado para o participante a partir do momento em que os Correios disponibilizam o mesmo pelo sistema (Correios), entregas serão somente dentro do território nacional. Caso o frete exceda o valor de R$ 50,00 (cinquenta Reais) fica a cargo do piloto o pagamento da diferença. 

4.2 Caso a premiação seja devolvida pelos correios, o piloto deverá arcar com os custos do reenvio e terá prazo de até 30 dias úteis para realizar o pagamento, lembrando que os Correios tem seu protocolo de entrega (dias úteis em até 3 tentativas). Expirado o prazo o piloto poderá perder o direito à premiação. 

5. Disposições Gerais 

5.1 As informações pessoais fornecidas pelo piloto serão utilizadas somente para os fins da organização dos eventos e campeonatos, comunicações, envio da premiação, etc. 

5.2 A Liga não se responsabiliza por eventuais problemas decorrentes de interrupção dos serviços do provedor de acesso dos participantes, nem pela interrupção dos serviços em casos de falta de fornecimento de energia elétrica para o sistema de seu provedor de acesso, falhas nos sistemas de transmissão ou de roteamento no acesso à Internet, incompatibilidade dos sistemas dos usuários com os do provedor de acesso; qualquer ação de terceiros que impeçam a prestação de serviço resultantes de um caso eventual ou de força maior relacionados no Código Civil Brasileiro. 

5.3 Na ocorrência de caso eventual ou por motivo de força maior que impossibilite a realização de transmissão ao vivo ou qualquer outra atividade que não possa ser reagendada, não será devida nenhuma indenização ou reembolso aos envolvidos. 

5.4 Concordância com os termos: Ao confirmar a inscrição no campeonato ou evento, o piloto declara que leu e concorda com os termos descritos neste regulamento, não podendo ser usado o desconhecimento ou não concordância como justificativas para quaisquer assuntos. 

6. Alterações no Regulamento

6.1 A Liga OKBR reserva-se o direito de alterar, adicionar ou remover itens deste Regulamento a qualquer tempo e sem aviso prévio, e tais mudanças entrarão em vigor na data de sua publicação. A Liga OKBR se compromete em informar por meio de nota oficial, transmissões, redes sociais, ou avisos em aplicativos de mensagens das quais a Liga OKBR participa quaisquer alterações no Regulamento Geral. 

6.2 Dúvidas: dúvidas entrar em contato com a LIGA OKBR por meio dos canais oficiais de comunicação da Liga OKBR. citadas no 1.2 Comunicação

7. Inscrições 

7.1 Pré-inscrição: O envio do formulário através do website oficial da Liga OKBR consiste em uma pré-inscrição, a qual somente será confirmada mediante o pagamento da taxa de inscrição. A vaga do piloto pré-inscrito não ficará reservada enquanto o pagamento não for realizado. 

7.2 Aprovação e retorno: Após o envio do formulário de pré-inscrição, a solicitação será analisada pela Liga OKBR, que retornará via e-mail e WhatsApp com a confirmação contendo os dados para pagamento. Este deve ser realizado dentro do prazo descrito e enviando o comprovante solicitado. Confira a caixa de spam para evitar perder este e-mail. 

7.3 Para os eventos gratuitos (Fast Race) a inscrição será feita via WEBSITE indicado pela organização do evento, caso haja mais de 30 (trinta) pilotos a confirmação se dará através do live-timing. O Grid será composto dos pilotos com melhores tempos e que tenham realizado a inscrição. 

7.4 Ao selecionar o carro para participar do campeonato, o piloto pode alterá-lo até um dia antes da primeira etapa sem nenhum problema, após a primeira etapa a mudança do carro acarreta na perda de todos os pontos adquiridos até o momento, após a segunda etapa não será mais possível trocar.

8. Responsabilidades 

8.1 Código de Conduta 

8.1.1 Conceito: A Liga OKBR busca pelo ambiente saudável e esportivo e condiciona este item a todos os seus canais, oficiais e não oficiais em seus eventos, entendendo que o cumprimento deste código de conduta é essencial para o bem estar de todos os envolvidos. 

8.1.2 Aceite prévio: Qualquer infração sobre os subitens listados no item 2 pode resultar em exigências e ações unilaterais por parte da Liga OKBR, sem nenhuma possibilidade de ressarcimento, descritas no item “Penalizações”. 

8.1.3 Respeito: Obrigatoriedade em não ofender ou colocar em dúvida a idoneidade de qualquer participante ou membro da organização da Liga OKBR dentro do contexto ao qual a Liga OKBR estiver inserido, seja qual for o canal utilizado, e seja com qual teor for (palavras de baixo calão ou denegrindo o trabalho alheio). 

8.1.4 Conduta pública: Obrigatoriedade em não realizar reclamações pós-corrida, provocações, comunicação hostil direcionada a outros participantes ou membros da organização da Liga OKBR através de meios públicos. A Liga OKBR direciona a comunicação crítica de seus participantes através dos canais privados disponíveis para não expor os envolvidos. 

9. Equipamento e Conteúdo 

9.1 Responsabilidades: O participante é o único responsável por seu próprio equipamento, e pode ser responsabilizado e penalizado esportivamente caso uma falha em seu equipamento acarrete em uma infração prevista pelo Regulamento e, portanto, o participante não poderá alegar mau funcionamento para obter exceções. 

9.2 Suporte técnico: A Liga OKBR não tem o dever de prestar suporte técnico ou solucionar problemas de equipamento dos participantes, embora seja proativo. A Direção de Provas não tem a possibilidade de dar suporte durante os eventos, portanto é recomendável verificar todos os equipamentos e conteúdo com antecedência. 

9.3 Ausências por problemas diversos: O mau funcionamento do equipamento ou falta de recursos básicos como energia elétrica e internet não justifica a falta em uma etapa e não pode ser usado como justificativa para obter qualquer exceção ao regulamento. 

9.4 Atrasos por problemas diversos: As atividades não serão interrompidas nem adiadas em caso de queda de qualquer participante durante qualquer sessão. 

9.5 Conteúdos oficiais dos simuladores: O participante deve obrigatoriamente ser assinante e/ou adquirir o simulador/game utilizado no campeonato. Da mesma forma, a aquisição de conteúdo adicional do simulador é de responsabilidade exclusiva do participante. 

9.6 Nomes: Necessário utilizar seu nome corretamente igual ao cadastrado nas plataformas utilizadas pela Liga OKBR com um nome e um sobrenome.

Exemplo: Discord, jogo/simulador, AV Leagues.

Sendo possível a Liga OKBR identificar e realizar o monitoramento corretamente, garantindo que possa desfrutar dos serviços de forma completa. 

9.7 Skins: Personalização de Skins para campeonatos realizados pela Liga OKBR, com data limite de envio sendo estipulada pela organização. Caso o participante não envie as Skins personalizadas em simuladores que permitam design de skins próprias  o participante correrá com a Skin padrão do simulador. 

10. Pilotos e Equipes 

10.1 Pilotos e Equipes 

10.1.1 Pilotos por time: Há um limite de 2 pilotos por time.

10.1.2 Times por equipe: Uma equipe pode formar quantos times desejar para que estes possam disputar o título por times, de forma independente entre si (Exemplo: OKBR 1, OKBR 2, e OKBR 3). 

10.1.3 Equipes por piloto em um campeonato: Um piloto só poderá defender uma única equipe durante um campeonato, não podendo mudar de equipe, e apenas transitar entre Independente e uma equipe uma única vez. 

10.1.4 Saída de piloto de um time durante o campeonato: O piloto pode se retirar de um time a qualquer momento devendo informar oficialmente a direção do campeonato . O time perderá todos os pontos conquistados anteriormente por este piloto. O piloto deverá terminar o campeonato como "Piloto Independente"

10.1.5 Entrada de piloto em um time: Caso haja uma vaga disponível em um time, seja desde o início do campeonato ou deixada por um piloto que se tornou Piloto Independente, poderá ser preenchida pela entrada de um novo piloto, informando a direção do campeonato. Ele passa a somar pontos normalmente pelo time. 

10.1.6 Em campeonatos por equipes, poderão ocorrer inscrições com modelos distintos desde que não seja realizada uma prova com formato de revezamento.

10.1.7 Desistências: Caso um piloto informe a Liga OKBR sua desistência em um campeonato, informando a direção do campeonato, terá sua participação encerrada, sendo uma ação irreversível para aquele campeonato. Em caso de desistência até 24 horas antes da primeira etapa o participante terá direito à reembolso.

10.1.8 Ausência: Pilotos que se ausentaram-se por duas etapas consecutivas sem aviso prévio a direção do campeonato, será removido do campeonato abrindo vaga para outro piloto.

11. Segurança na pista 

11.1 O carro deve apresentar estabilidade e segurança na pista, sem reações de flutuar, piscar ou transpor outros veículos. A Direção de Provas poderá impor a saída do participante a qualquer momento em que esta condição possa prejudicar o andamento do evento. 

12. Critérios de desempate 

12.1 Para diferenciar pilotos com pontuação empatada, são estabelecidos critérios de desempate: maior número de vitórias, 2º, 3º, 4º, 5º lugares, e assim por diante. 

13. Servidores 

13.1 Nos campeonatos que houverem servidores de treino, a disponibilidade será conforme especificado no campeonato, todas as informações relacionadas serão enviadas através dos canais de comunicação da Liga OKBR.

13.2 Chat: Permitido o uso de chat, seja por texto ou voz, nos simuladores para interatividade com outros participantes durante os Treinos Livres, desde que seja seguido itens: 8.1.3 e 8.1.4 da seção “Código de Conduta”

14. Briefing

14.1 Conceito: Reunião entre Direção de Provas e pilotos inscritos, na Sala de Briefing via Discord (https://discordapp.com/invite/tdGGD6a) será para repassar as principais informações e tirar dúvidas dos pilotos. As decisões firmadas pela Direção de Provas durante o briefing são consideradas oficiais e como extensão do regulamento, prevendo as necessidades especiais da etapa. 

15. Limites de Pista 

15.1 Conceito: Os participantes devem estar na pista o tempo todo. As duas linhas que delimitam os limites da pista (direita e esquerda) são consideradas pista assim como as zebras. 

15.2 Limite padrão: Um participante será considerado fora da pista caso nenhuma parte do veículo se encontra dentro dos limites indicados, ou quando o simulador, caso tenha detecção automática, indique em seus registros. 

15.3 Retorno à pista: Caso um participante saia da pista, ele poderá retornar, devendo fazê-lo de maneira segura e sem ganhar nenhuma vantagem de tempo (ou posições) podendo reduzir a velocidade (ou devolver as posições ganhas com a saída de pista) e notificar esta ação em seu recurso para evitar as penalizações possíveis. 

15.4 Não se pode usar é área externa a pista para manter posição em uma disputa direta 

15.5 Alertas: A Direção de Provas, caso hajam diversas penalidades do simulador para com piloto que esteja realizando cortes de pista, irá enviar uma advertência que posteriormente poderá ser convertida em penalidades. 

16. Classificação 

16.1 Resumo da sessão: Os participantes devem seguir as regras de velocidade e sinais do pitlane. Não há reposicionamento de grid através de comandos. A sessão pode sofrer mudanças caso haja algum problema considerado extremo pela Direção de Provas. 

16.2 Chat: Proibido o uso de chat de texto ou voz durante esta sessão. 

17. Largada dos boxes

17.1 Os pilotos que optarem ou receberem a determinação de largar dos boxes deverão cumpri-la corretamente. Siga as instruções do simulador, respeitando as velocidades limite e luzes de pitlane. 

18. Bandeiras na pista 

18.1 Bandeiras amarelas: 

18.1.2 Mantenha a atenção a sua frente, desacelere quando avistar acidente que esteja ocorrendo dentro dos limites da pista, e priorize a segurança.

18.3 Bandeiras Azuis 

18.3.1 Responsabilidade: Na Liga OKBR o participante é considerado com a responsabilidade de ceder passagem ao piloto que está volta à frente mesmo se a bandeira azul não lhe for exibida, a partir do momento em que seu ritmo obstrui o ritmo do adversário ou interfere em disputas por posição dos adversários. 

18.3.2 Execução: Deve-se ceder passagem de forma progressiva, sem movimentos bruscos, em locais adequados, e de modo proativo, também acatando as instruções em briefing.

18.3.3 Punição: O piloto retardatário, caso não conceda passagem para o piloto atrás dentro de dois setores, será passível de punição de acordo com o dano causado ao piloto atrás.

19. Regras de Pit Stops 

19.1 Limites da linha de segurança de entrada e saída dos boxes: Caso o piloto exceda a linha de segurança, possíveis penalidades serão aplicadas por meio de protestos por parte de outros pilotos ou por meio da direção de prova. 

19.2 Limites de Stints: O piloto que não cumprir o tempo mínimo do stint estipulado pelo campeonato poderá ser desclassificado da etapa. 

19.3 Segurança dentro dos Boxes: O piloto que realizar manobras perigosas e anti desportivas dentro dos boxes e for reportado, caso seja culpado, poderá ser considerado como penalidade grave e em caso de reincidência acarretará em desclassificação. 

19.4 Limite de velocidade nos Boxes: O piloto que ultrapassar a velocidade limite dos boxes será desclassificado. 

19.5 Ré nos Boxes: Pilotos que efetuarem marcha ré dentro dos boxes sofrerão punição de acordo com o simulador utilizado na etapa, porém caso ocorra algum acidente o mesmo poderá ser penalizado devido à protesto. 

20. Segurança, Disputas e Ultrapassagens 

20.1 Inícios de corrida: As punições por colisão na primeira volta serão consideradas grave. 

  • Dicas: Atenção às diferenças de velocidades, temperatura de pneus e freios em um início de corrida. Na primeira curva de um circuito, não use o mesmo ponto de referência de uma volta limpa, buscando frear de forma controlada e antecipada. Evite o traçado extremo interno da primeira curva. Na maioria das vezes é uma escolha do próprio participante assumir riscos e se deixar envolver em incidentes. 
  • Danos no carro: Se precisar conduzir o carro danificado, faça fora do traçado ideal até se dirigir aos boxes. 
  • Direito de espaço: Para obter o direito de espaço em uma curva, o piloto deve ter uma parte substancial do carro ao lado do adversário antes do ponto de tangência da mesma, e neste caso ambos deverão dar espaço suficiente ao adversário dentro dos limites da pista ao longo da curva. Caso o piloto não tenha este espaço substancial, o carro a frente poderá realizar sua tangência natural sem receio de ser tocado, O carro que está tentando a ultrapassagem deve abortar a tentativa, toques nessa situação terão maior peso sobre o piloto. 

20.2 Contatos: Proibido realizar um contato ou forçar um carro para fora da pista, considerado evitável. A liga prioriza ultrapassagens limpas. Os prejuízos são contabilizados em vários aspectos, como perda de tempo ou posições consideráveis para o contexto da corrida e/ou danos que possam comprometer aparentemente o desempenho do adversário. 

20.3 Saídas de pista: Se sair dos limites da pista, o participante perde a preferência sobre o traçado, devendo abortar a disputa por posição e retornar com segurança à pista. Caso abandone a prova, deve remover seu carro mesmo que esteja em uma área de escape. 

20.4 Retorno à pista: Ao ficar rodado na pista, espere os carros passarem e então retorne de forma gradual, fora do traçado ideal. 

20.5 Mudanças de direção: Proibido mudar mais de uma vez de direção para defender posição na reta. Os participantes podem escolher o lado para defesa apenas uma vez, não podendo retornar ao ponto de origem, deixando portanto o espaço de um carro no ponto original em que estava. 

20.6 Freadas e paradas: Proibido realizar freadas impróprias, parar o carro em locais inesperados, desacelerar deliberadamente ou sem motivos. Caso haja desdobramentos de incidentes, as penalizações podem ser consideradas como incidentes. 

20.7 Bloqueios: Proibido realizar bloqueio deliberado ao adversário. O participante não pode alterar seu traçado baseado na reação de perseguir o traçado de um adversário para inibir ou prevenir uma ultrapassagem.

  • Dica: Escolha uma linha de defesa antecipadamente! 

21. Resultado Final 

21.1 Pontuação: 

21.1.1 Pontuação monomarcas ou mesma categoria de veículos: 

1 - 42

2 - 40

3 - 38

4 - 36

5 - 34

6 - 32

7 - 30

8 - 28

9 - 26

10 - 24

11 - 22

12 - 20

13 - 18

14 - 16

15 - 15

16 - 14

17 - 13

18 - 12

19 - 11

20 - 10

21 - 9

22 - 8

23 - 7

24 - 6

25 - 5

26 - 4

27 - 3

28 - 2

29 - 1

30 - 1 

21.1.2 Pontuação por Categoria ou Classes: 

1 - 28

2 - 26

3 - 24

4 - 22

5 - 20

6 - 18

7 - 16

8 - 14

9 - 12

10 - 10

11 - 9

12 - 8

13 - 7

14 - 6

15 - 5 

21.1.3 Bonificações: 

• Qualificação: 1°, 2° e 3° colocados de suas respectivas classes serão bonificados com 1 ponto. 

• Pontuação dobrada: será determinada pela liga dependendo do campeonato à ser realizado. 

21.2 Penalidades p/ Assetto Corsa Competizione: 

• Falta leve (-3 pontos) - incidentes não intencionais com pouco ou nenhum prejuízo para o adversário. 

• Falta média (-5 pontos) - incidentes não intencionais, mas que poderiam ter sido evitados com uma conduta mais cautelosa do piloto causador do incidente. 

• Falta grave (-8 pontos) - incidente causado por imprudência, que cause grande prejuízo ao adversário. Incidentes causados na 1° volta. 

• Falta gravíssima (-10 pontos e larga do boxe na próxima etapa) - incidentes causados na largada, que envolva 4 ou mais carros ou atitudes antidesportivas. 

21.2.1 Tipos de Penalizações: 

• Suspensão de uma etapa: Determinação onde o participante não poderá participar da etapa seguinte do campeonato, podendo retornar nas demais etapas. 

• Eliminação do campeonato: Determinação onde o participante será considerado suspenso do campeonato em questão até sua conclusão. 

• Exclusão da Liga OKBR: Determinação onde o participante estará impedido de participar de quaisquer atividades da Liga OKBR. 

21.3 Penalidades p/ Rfactor 2: 

• Falta leve (-3 pontos) - incidentes não intencionais com pouco ou nenhum prejuízo para o adversário. 

• Falta média (-5 pontos) - incidentes não intencionais, mas que poderiam ter sido evitados com uma conduta mais cautelosa do piloto causador do incidente. 

• Falta grave (-8 pontos) - incidente causado por imprudência, que cause grande prejuízo ao adversário. Incidentes causados na 1° volta. 

• Falta Gravíssima (-10 pontos e larga do boxe na próxima etapa) - incidentes causados na largada, que envolva 4 ou mais carros ou atitudes antidesportivas. 

• Drive Through (ou +30 segundos no tempo final da prova) - mais de 3 cortes de pistas intencionais onde a pista não tenha punição ativa.

21.3.1 Tipos de Penalizações: 

• Suspensão de uma etapa: Determinação onde o participante não poderá participar da etapa seguinte do campeonato, podendo retornar nas demais etapas. 

• Eliminação do campeonato: Determinação onde o participante será considerado suspenso do campeonato em questão até sua conclusão. 

• Exclusão da Liga OKBR: Determinação onde o participante estará impedido de participar de quaisquer atividades da Liga OKBR. 

21.5 Penalizações do Simulador 

21.5.1 Penalizações automáticas do simulador: serão seguidas e deverão ser acatadas e cumpridas nos prazos que o próprio simulador determina. Exceção em casos especiais indicados no Briefing pela Direção de Provas, há autonomia para aplicar ou remover punições. 

22. Entrevistas 

22.1 Elegibilidade: Nos eventos com transmissão ao vivo, os três primeiros colocados da categoria, deverão comparecer ao Discord da Liga OKBR, para a realização das entrevistas pós-corrida. Pilotos que não estiverem disponíveis para entrevista em até 2 minutos após o término da prova não serão entrevistados. 

22.2 Situações especiais Na última etapa do campeonato, também serão chamados para entrevista Piloto Campeão, Piloto Vice Campeão, e o representante da Equipe Campeã, quando houver. 

22.3 Convidados: A organização da Liga OKBR pode, ainda, chamar participantes adicionais para as entrevistas, a seu critério. 

23. Interrupções e Problemas Técnicos 

23.1 Limites do evento: Mesmo com grade horária definida, a Liga OKBR se dá o direito de reservar mais 20 minutos para tempo limite das atividades. Caso a etapa sofra atraso além deste limite, a mesma será adiada para uma data após o final do campeonato de acordo com os itens a seguir. 

23.2 Problemas excepcionais antes da corrida: Quando há um problema identificado no simulador, servidor ou em qualquer configuração antes da corrida e este não tem tempo hábil de ser corrigido, a direção de provas irá realizar uma reunião interna em caráter extraordinário para decidir o que acontecerá com a etapa em questão, decidindo se ela será adiada para uma data ao final do campeonato ou se será possível continuar mesmo com alguns problemas. 

23.3 Problemas excepcionais: Caso seja identificado algum problema com servidor do jogo ou ocorra uma queda generalizada a Liga OKBR irá reiniciar o evento, caso o líder da corrida não tenha completado 50% da prova. Caso a prova já tenha mais de 50% de duração será determinado fim de prova. 

23.4 Necessário informar o SteamID64 para participação das etapas. 

23.5 Decisões: São conjuntas e expressam a decisão da Direção de Provas, sendo soberanas. Da decisão da Direção de Provas em diante, não cabe nenhum recurso, exceto por erros de digitação que porventura ocorram no resultado oficial. 

24. Protestos

24.1 A Direção de Provas atende a busca por esclarecimentos aos pilotos via website oficial. 

24.2 Deve-se preencher o formulário com as informações de: categoria, etapa, volta em que ocorreu o lance, pilotos envolvidos, e qual sua dúvida. Caso o esclarecimento da dúvida esteja contido no próprio Regulamento, a Direção de Provas recomendará a releitura do item relacionado. Não são atendidos pedidos de penalização ou reavaliação de lances

24.3 Avaliação e apoio a pilotos: Os pilotos estão sob constante avaliação da Direção de Provas e, caso esta julgue necessário apoio para melhoria de rendimento ou de segurança em pista, o piloto será comunicado via e-mail e poderá ser convidado a agendar uma reunião via Discord junto a Direção de Provas com o objetivo de compreender os pontos de melhoria e receber orientações extras. 



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